quinta-feira, 30 de julho de 2009

Tudo sobre Tigres dentes de sabre




Olá pessoal,vamos postar sobre Tigres dentes de sabre.


Tigres dentes de sabre


O Smilodon não tem parentesco direto com os tigres, como sugere seu nome popular, "Tigre-dentes-de-sabre", pois pertence a uma subfamília de felinos extintos, conhecida como Machairodontinae, da qual não resta nenhum membro vivo atualmente. Todos os animais desta subfamília eram providos de caninos longos. Seu nome vem do grego, Smile = faca de trinchar carne + Odontos = dentes

O primeiro fóssil descoberto foi encontrado no Brasil, na cidade de Lagoa Santa - Minas Gerais em 1941, pelo pesquisador dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880).O dinamarquês vivia no Brasil e pesquisava muito na região de Minas Gerais em busca de fósseis, quando finalmente encontrou em uma caverna o fóssil de Smilodon. Por este e outros achados hoje este homem é considerado o pai da pelontologia no Brasil.Dentre todos os achados, foi possível definir três espécies diferentes desse felino, espécies que você conhece melhor abaixo.Smilodon populator : É a maior espécie de Smilodon, podia atingir 3 metros de comprimento, 1,20 metro de altura com massa corporal de até 500 quilos. Viveu na América do Sul, sendo os fósseis encontrados em Minas Gerais, como mencionado antes e em São Paulo, assim como na Argentina. Seus caninos eram muito grandes, mediam em média 15 centímetros de comprimento, mas há fósseis que mediam até 18 centímetros. Viveu no Pleistoceno e Holoceno.
Hora:21:32 Dia:29/07/09 by:felipe

Tudo sobre Sarcosuchus











Olá pessoal,vamos postar sobre

Sarcosuchus

O Sarcosuchus, era conhecido até pouco tempo atrás, apenas por alguns poucos dentes e placas osteodérmicas fossilizadas encontradas nas décadas de 1940 e 1950 no deserto do Sahara, pelo paleontólogo francês Albert-Félix de Lapparent. No entando em 1997 e 2000, o paleontólogo Paul Sereno encontrou na África meia dúzia de esqueletos, sendo que um deles tem metade perfeitamente preservada e praticamente toda a coluna vertebral quase intacta.Estudos nas placas osteodérmicas de um indivíduo que atingiu 80% do tamanho total sugerem que o Sarcosuchus crescia durante aproximadamente 50 a 60 anos, quase a média de vida de uma pessoa. O maior espécime encontrado fez os paleontólogos imaginarem que também é o mais velho encontrado, atingindo idade bem avançada. O crânio deste gigantesco crocodilo podia atingir 1.78 metros, maior que o crânio de qualquer dinossauro terópode já encontrado. Ele possuía uma característica marcante, suas mandíbulas eram muito estreitas e alongadas, ainda mais na juventude. Ao chegar a uma idade mais avançada seu focinho se engrossava, mas a diferença era pouca e a ponta perto das narinas ficava com uma forma mais arredondada. Essa forma é parecida com a encontradas em Gaviais, crocodilianos que existem nos dias atuais. Porém, ao contrário dos Gaviais, espécie em que apenas o macho apresenta o calombo ou focinho arredondado, os Sarcosuchus possuíam em todos os espécimes encontrados o focinho desta forma, ou seja, não é uma característica de dimorfismo sexual. Sereno indagou a especialistas em répteis atuais, o possível motivo de tal "protuberância", e as teorias criadas variam desde uma função auxiliadora do olfato até um sistema de vocalização. As mandíbulas eram praticamente 75% do tamanho total do crânio. Possuía 132 dentes grossos e cortantes nas mandíbulas, que exerciam grande pressão ao morder, força que junto com os dentes adaptados para segurar, tornavam a fuga da presa quase impossível.Tinha toda a extensão de seu corpo, principalmente a parte das costas, recoberta por placas ósseas que serviam de proteção e também para sustentar a massa de seu corpo. A maior placa tinha um metro de comprimento, mas ao ganhar em proteção, o sarcosuchus perdia em agilidade e mobilidade, provavelmente porque algumas placas poderiam restringir determinados movimentos.Esse é um dos maiores crocodilomorphos já descobertos, está entre os recordistas , ao lado do
Deinosuchus e Purussauro. Há duas teorias para seu comportamento alimentar.


1º - Caçador de presas grandes: Com certeza era carnívoro e um predador provavelmente oportunista, que usa de emboscadas para capturar a presa. Podemos supor que este gigante ficava nos rios e lagos da África do início do Cretáceo, somente com os olhos para fora da água, que segundo Sereno eram adaptados a uma visão telescópica, permitindo ao animal ficar com o corpo todo submerso em maior parte do tempo, esperando que um animal, dinossauro pequeno por exemplo, se aproximasse para beber água. Atacaria em um bote mortal arrastando a vítima para a água, com ajuda de seu focinho longo e forte e dentes preparados para esmagar e agarrar, que ajudariam a liquidar a presa, matando-a também por afogamento. Após o ataque rasgaria pedaços de carne e os engoliria sem mastigar, em casos de animais grandes, porém quando a presa fosse pequena, uma tartaruga ou peixe, seria provavelmente engolidos inteiros.


2º - Dieta piscivora: No entanto, os especialistas em crocodilianos atuais, põe em dúvida essa ideia de que os sarcosuchus pudessem caçar animais grandes, porque seu focinho muito fino, estreito e frágil não suportaria um choque forte ou pressão grande e poderia quebrar ao tentar agarrar e arrastar um grande animal. Estes cientistas se baseiam em animais de hoje para isso, sendo eles o gavial já citado anteriormente, o falso gavial e o crocodilo de focinho delgado, todos com focinho fino e dieta baseada em peixes apenas, por não conseguir caçar grandes presas.Então este animal e o gavial fazem uma dupla totalmente oposta ao atual crocodilo do nilo e o extinto Deinosuchus, ambos possuidores de mandíbulas largas e fortes adaptadas para caçar presas grandes.Isso sugere que o Sarcosuchus é somente um equivalente ao Gavial, um grande piscivoro, ao contrário do contemporâneo Deinosuchus a América do Norte, que poderia caçar dinossauros.Mesmo assim o Sarcosuchus é muitas vezes retratado atacando dinossauros grandes, até o suchomimus como poderá ver em seguida.Da mesma forma que os crocodilos atuais fazem diversos sons, o Sarcosuchus também devia utilizar de ruídos variados, desde roncos e guinchos a gritos e rosnados ferozes, entre outros sons, que serviriam para marcar território, atrair parceiros para acasalar, chamar membros da família, como filhotes pequenos e espantar predadores, que a julgar pelo tamanho do crocodilo, deviam ser poucos.Porém um dinossauro poderia tentar atacar o sarcosuchus, ou vice-versa. O Suchomimus, um grande terópode africano que media em torno de 11 metros de comprimento, viveu na mesma época e local que o sarcosuchus, permitindo que em um encontro entre ambos surgisse uma violenta luta. Se o suchomimus fosse arrastado até a água dificilmente sobreviveria, e o sarcosuchus em terra teria desvantagens em relação à altura e agilidade do outro predador. Mas o crocodilomorpho não teria problemas em atacar dinossauros grandes, como saurópodes, diz Paul Sereno, porque seu porte era tão avantajado que seria um predador do topo da cadeia alimentar naquela época.
Hora:20:08 Dia:29/07/09 by:felipe

Tudo sobre Avimimos


Olá pessoal,vamos postar sobre Avimimos.

Avimimo

O avimimo (Avimimus portentosus, do latim "imitação de ave") foi uma espécie de dinossauro omnívoro e bípede que viveu no fim do período Cretáceo. Media em torno de 1,5 metros de comprimento, 1 metro de altura e pesava cerca de 15 quilogramas.O avimimo viveu na Ásia e se alimentava de insetos e pequenos animais, embora existam indícios de que também comia plantas e frutas, o que caracteriza uma alimentação onívora

Dados do Avimimo

Nome Científico: Avimimus portentosus

Época: Cretáceo, entre 80 à 75 milhões de anos atrás

Local em que viveu: China e Mongólia

Peso: até 15 kg

Tamanho: de 1 a 1,5 m de comprimento e 60 cm de altura

Alimentação: Onívora






Hora:19:40 Dia:29/07/09 by:felipe

Tudo sobre Avacerátops











Olá pessoal,vamos postar sobre Avacerátops.

Avacerátops

O Avacerátops se distinguia dos outros dinossauros por um pequeno chifre sobre o nariz e um osso de enfeite, que parecia um colar em volta do pescoço. Provavelmente o chifre servia para protegê-lo da maioria dos dinossauros carnívoros. Sendo herbívoro, o Avacerátops arrancava caules e troncos com sua boca especial, que funcionava como um bico de papagaio. Seus dentes afiados, localizados na parte posterior do maxilar, se encarregavam de separar as folhagens da madeira.
Acredita-se que esses animais viviam em grandes grupos que perambulavam pelas planícies da América do Norte. Até hoje, apenas uma parte do Avacerátops foi encontrada, isso em 1981 em Montana no EUA. Até 1988 não tinha nome.

Dados do Avacerátops

Nome: Avacerátops lammersi

Época: Cretáceo, entre 83 à 71 milhões de anos atrás

Local onde viveu: Montana

Tamanho: de 2,3 a 4 m de comprimento e 1 a 1,6 m de altura

Peso: até 300 kg

Alimentação: Herbívora


Hora:19:28 Dia:29/07/09 by:felipe

Tudo sobre Aucarassauros







Olá pessoal,vamos postar sobre Aucassauros






Aucarassauro






O Aucassauro cujo nome tem origem no idioma Mapuche, onde Auca Mahuida é o local onde fora encontrado, significando "lagarto de Auca" e "garridoi" em homenagem a seu descobridor o geólogo Alberto Garrido. Viveu há aproximadamente 78 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo nos arredores do vulcão Auca Mahuida na cidade de Neuquén na Argentina.Seus fósseis foram descobertos no Subgrupo Rio Colorado na Formação Anacleto, sendo descritos em 1999 baseados em um dos mais completos esqueletos de Abelissaurídeos já descobertos e atualmente estão depositados no museu Cármen Funes em Plaza Huincul.



Dados do Aucarassauro


Nome Científico: Aucasaurus garridoi

Época: Cretácio Superior, Campaniano.

Local onde viveu: Argentina

Peso: Cerca de 1500 pounds

Tamanho: 9 metros de comprimento

Alimentação: Carnívora







Hora:19:18 Dia:29/07/09 by:felipe

Tudo sobre Argentinossauro







Olá pessoal,vamos postar sobre Argentinossauro.


Argentinossauro



O Argentinossauro huinculensis cujo nome significa "Réptil argentino de Huincul" em homenagem a cidade onde foi encontrado, foi sem dúvida um dos maiores animais que já existiram na face da Terra.Este gigantesco saurópode pertence a infra-ordem Neosauropoda, super-família Titanosauroidea e a família Andesauridae.Em 1987 o fazendeiro Guillermo Heredia encontrou em sua propriedade, na província de Neuquén, Argentina, enormes fósseis que inicialmente identificou como troncos petrificados. Seu maior espanto foi quando percebeu, mais tarde, que na verdade estava diante de ossos enormes fossilizados. Imediatamente ele chamou o paleontólogo Rodolfo Coria e sua equipe, do Museu Carmen Funes em Plaza Huincul, cidade da região da Patagônia, que reconheceram o material como sendo de um enorme dinossauro desconhecido.Em 1989 sua equipe começa a escavação que levou vários meses, e conseguiu retirar da rocha poucos fósseis de gigantescas proporções, como Vértebras, tíbias, ossos da pélvis e algumas costelas, que demonstraram desde o início que se tratava de um novo dinossauro, maior todos os outros já descobertos e com o auxílio do Dr. José Bonaparte, do Museu de Buenos Aires, ele fez um estudo que levou 4 anos para se concluir. Finalmente em 1993 foi anunciado ao mundo científico a nova espécie.Nas imagens acima, a primeira mostra um enorme Argentinossauro sendo caçado por um grupo de Giganotossauros, a segunda mostra uma comparação entre um elefante Africano, que é o maior animal terrestre existente no planeta, um Braquiossauro (cinza), com aproximadamente 13 metros de altura e o Argentinossauro (marrom), com 20 metros de altura. E na quarta imagem temos três grandes recordistas do mundo animal, o primeiro da esquerda é um Argentinossauro ( o animal terrestre mais pesado, 100 toneldas ), o segundo no meio é um Sauroposeidon ( o animal terrestre mais alto, 25 metros ) e o último da direita é um Seismossauro ( o animal terrestre mais comprido, 52 metros ), temos também um pequeno ser humano em tamanho proporcional para verificarmos as gigantescas dimensões desses animais.Os Argentinossauros tinham vértebras muito rígidas. Sua flexibilidade foi sacrificada por causa do imenso peso. Eles viveram há aproximadamente 90 á 66 milhões de anos atrás, com maior intensidade de achados na Patagônia Argentina.Punham ovos do tamanho de uma bola de futebol, isto é, nasciam desproporcionalmente pequenos. Cientistas acreditam que aos 5 anos teria o tamanho de um pastor alemão, aos 15 teria o tamanho de um cavalo e só seriam adultos aos 50 anos.Supõe-se que tivessem sangue frio, pois com o sangue quente, teriam que ingerir 5 ou 6 toneladas de folhas por dia, uma quantidade teoricamente impossível para uma cabeça tão pequena. Mas com sangue frio necessitariam ingerir "apenas" 1 tonelada, mas isso é apenas uma teoria sobre os saurópodes e existem várias delas.


Dados do Argentinossauro



Nome: Argentinossauro

Nome Científico: Argentinossauro huinculensis

Época: Cretáceo
Local em que viveu: América do Sul

Peso: Cerca de 90 à 110 toneladas

Tamanho: 20 metros de altura e 45 metros de comprimento

Alimentação: Herbívora
Hora:19:05 Dia:29/07/09 by:felipe

Luta dos dinossauros

Espero que tenham gostado do video

Hora:18:52 Dia:29/07/09 by:felipe

Diversos Dinossauros

Espero que tenham gostado do video

Hora:18:45 Dia:29/07/09 by:felipe

quarta-feira, 29 de julho de 2009

O fim dos dinossauros

Espero que tenham gostado do video

Hora:22:35 Dia:29/07/09 by:felipe

Tudo sobre Archaeopteryx




Olá pessoal,vamos postar sobre Archaeopteryx.


Archaeopteryx

O Archaeopteryx é a ave mais antiga que se conhece, conviveu com os dinossauros do período Jurássico e talvez ainda seria considerado como um dinossauro se não fosse o fato de suas penas terem se fossilizado. Um dos primeiros esqueletos de Archaeopteryx encontrados foi atribuído a um compsognathus. O Archaeopteryx tinha dentes e possuía ossos na cauda como um pequeno dinossauro, nas asas ainda possuía três dedos, que serviriam para agarrar os galhos das árvores e auxiliar na subida das mesmas. A questão questão que gera dúvidas é o fato de o Archaeopteryx não possuir o esterno (robusto osso provido de uma quilha que as aves tem no peito, onde se inserem poderosos músculos que permitem o bater de asas para o vôo ), no entanto o Archaeopteryx possuía o chamado " osso da sorte " ou " forquilha " típico das aves.Não se sabe ao certo se o Archaeopteryx poderia levantar vôo e voar como as aves, mas sem dúvida " voava " de galhos em galhos, dava saltos enormes impulsionados pelas asas ( como as galinhas o fazem atualmente ) e planava caçando insetos nas matas do Jurássico.


Dados do Archaeopteryx

Nome Científico: Archaeopteryx lithographica

Época: Jurrássico

Local onde viveu: Europa

Peso: Cerca de 1 quilo

Tamanho: 1 metro de comprimento

Alimentação: Carnívora






Hora:21:29 Dia:29/07/09 by:felipe

Tudo sobre appalachiossauro


Olá pessoal,vamos postar sobre appalachiossauro.


Appalachiossauro


O appalachiossauro (Appalachiosaurus montgomeriensis, que significa "lagarto dos Apalaches") foi uma espécie de dinossáurio tiranossauróide, encontrado nos estratos do Cretáceo Superior na formação de Demópolis localizados no sudeste do estado do Alabama, Estados Unidos. Foi pela primeira vez descrito em 2005 por Carr et al. Os restos fósseis consistem dum crânio e esqueleto parciais com alguns elementos esmagados. As suturas craniais incipientes indicam um juvenil ou adolescente.A etimologia tanto do nome genérico como do epíteto específico referem a localidade onde o fóssil foi escavado, respectivamente, no sul da Cordilheira dos Apalaches e no condado de Montgomery, Alabama. O appalachiosauro tem uma crista mais reduzida no osso lacrimal que os tiranossaurídeos, mais derivados. Esta crista é um arco baixo e arredondado, sem bossas proeminentes, embora as haja em número de seis e baixas no osso nasal. A forma geral do crânio é semelhante à de outros tiranossauróides primitivos assim como as proporções dos membros são semelhantes às dos tiranossaurídeos.O appalachiosauro é uma descoberta importante sendo dado pelos autores da sua descrição como o primeiro tiranossauróide reconhecível ao nível de género do leste da América do Norte em muito tempo. De acordo com Carr et al. as características deste animal ajudam a posicionar filogeneticamente o problemático dryptossauro no clado Tyrannosauroidea.








Hora:21:21 Dia:29/07/09 by:felipe

Tudo sobre Apatassauro




Olá pessoal,vamos postar sobre Apatassauros.




Apatassauro




O Apatossauro cujo nome significa " réptil bobo ", viveu durante o período Jurássico há cerca de 150 milhões de anos atrás, caracterizava-se por um corpo maciço, pescoço longo, cabeça pequena, pés amplos e a cauda muito comprida ( uma das mais compridas caudas do reino animal ). O longo pescoço, com cerca de 15 ossos grandes, era sustentado por músculos fortes. Tinha focinho longo, narinas no alto da cabeça e dentes em forma de cavilha. Foi descoberto primeiramente em 1877, no Colorado, EUA e também encontrado na Ásia Central e América do Sul.Com 90cm de comprimento, sua cabeça era minúscula em relação ao corpo. Isso fez com que ele ficasse conhecido como "réptil bobo" de cérebro pequeno. Sabe-se que o Apatossauro podia erguer-se sobre as patas traseiras devido a estas serem maiores e quando ele o fazia, sua cauda móvel lhe servia de apoio. Sua cauda era quase metade do comprimento ligeiramente mais afinada, parecida com um chicote. Devia usá-la para bater nos famintos carnívoros que rondavam os mais fracos do bando, ou seja, os filhotes e os mais velhos. Já o longo pescoço era usado como uma espécie de "observatório", ajudando-o a detectar, a tempo, aproximação dos inimigos, bem como para alcançar as plantas mais altas das árvores.Para sustentar seu alto peso, as pernas do Apatossauro terminavam em pés amplos, como os do elefante. Os da frente eram equipados com uma garra no polegar, usada para chutar os inimigos. Devia passar grande parte do seu tempo comendo, pois necessitava ingerir diariamente entre 150 e 1000 quilos de alimentos. A dentição era fraca, e provavelmente não mastigava as plantas mais duras. Vivia em manadas e provavelmente os filhotes e as fêmeas andavam no meio, cercados pelos machos que formavam a proteção externa.
Dados do apatassauro
Nome Científico: Apatosaurus marsh
Época: Jurássico
Local onde viveu: América do Norte, América do Sul e Ásia
Peso: Cerca de 40 toneladas
Tamanho: 28 metros de comprimento e 13 metros de altura
Alimentação: Herbívora
Hora:21:14 Dia:29/07/09 by:felipe

Tudo sobre Anurognathus


Olá pessoal,vamos postar sobre Anurognathus.


Anurognathus


O Anurognathus era um pterossauro minúsculo primo dos dinossauros. Seu corpo era muito pequeno (9 cm) comparado com suas asas (50 cm de envergadura) e tinha um rabo curto e grosso. O Anurognathus era insetívoro e tinha na boca uma massa compacta de 2 cm de agulhas como dentes. Seu crânio era pequeno, característico dos pterossauros primitivos. Com o tempo eles evoluíram para cabeças mais magras. Os Paleontologistas acreditam que o Anurognathus comia insetos, mas algumas das libélulas podiam ter sido muito grandes para ele poder agarrar. Há uma teoria em que eles podiam comer insetos que parasitavam as costas de grandes sauropodes, como o Diplodocus. Isto é o que alguns pássaros fazem hoje, sentando nas costas de animais em rebanhos que estão pastando.Só um esqueleto de Anurognathus foi achado na pedreira de Solnhofen de Baviera, Alemanha.

Dados do Anurognathus

Época: Jurássico de 155 à 145 milhões de anos atrás.

Tamanho: 9 centímetros de comprimento e 50 centímetros de envergadura.

Peso: 3 à 7 gramas.

Local onde Viveu: Europa.

Alimentação: Carnívora.





Hora:21:04 Dia:29/07/09 by:felipe

Tudo sobre antarctossauro


Olá pessoal,vamos postar sobre Antarctossauro.


Antarctossauro


O Antarctossauro cujo nome significa " Lagarto Shu " viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 90 milhões de anos atrás no Brasil, foi sem dúvida um dos maiores dinossauros encontrados no Brasil, este enorme saurópode podia atingir 40 metros de comprimento, viveu também na Argentina, Chile e Uruguai. Deveria andar em enormes manadas, com os filhotes protegidos no centro das mesmas, migrando de região para região assim que o alimento começava a acabar, pois animais enormes assim deveriam comer muito para se manterem e devastavam enormes áreas em busca de alimento.


Dados do Antarctossauro


Nome Científico: Antarctosaurus brasiliensis

Época: Cretáceo

Local onde Viveu: Brasil

Peso: Cerca de 60 toneladas

Tamanho: 40 metros de comprimento

Alimentação: Herbívora





Hora:20:50 Dia:29/07/09 by:felipe

Tudo sobre Anserimimo


Olá pessoal,vamos postar sobre Anserimimo.


O anserimimo (Anserimimus planinychus) foi uma espécie de dinossauro mais provavelmente onívoro e bípede que viveu no fim do período Cretáceo. Media em torno de 3 metros de comprimento e seu peso é até então desconhecido devido ao número limitado de fósseis já encontrados. O anserimimo viveu na Ásia e foi descoberto na Mongólia. É difícil definir com precisão as características deste dinossauro porque o número de fósseis encontrados é muito pequeno. O seu nome é uma referência à ordem de aves Anseriformes.



Dados do Anserimimo

Nome Científico: Anserimimus planinychus

Época: Cretáceo, entre 84 à 65 milhões de anos atrás

Local onde viveu: Mongólia

Peso: até 60 kg

Tamanho: até 3,5 m de comprimento e 1,8 m de altura

Alimentação: Carnívora
Hora:20:42 Dia:29/07/09 by:felipe

Tudo sobre Anhanguera




Olá pessoal,vamos postar sobre Anhanguera.

Anhanguera

O Anhanguera ou Ornithocheirus era um dos maiores pterossauros que já existiram, possuía uma envergadura (comprimento da ponta de uma asa a outra) de aproximadamente 13 metros, seu corpo esticado em vôo chegava a ter mais de 3,5 metros, no solo pousado sua altura chegava a mais de 1,5 metros e chegaria a pesar mais de 100Kg;Ele viveu no período Cretáceo, nos atuais Brasil e Inglaterra.Acredita-se que com seus dentes afiados ele se alimentava de peixes nas costas brasileiras e faria uma migração anual para se acasalar na região da atual Inglaterra. No começo do período de Cretáceo, os pterossauros pequenos começaram a crescer e atingir tamanhos como o do Ornithocheirus ou Anhanguera.O Anhanguera teve a área de asa de um aeroplano pequeno, contudo por causa de seus ossos ocos, seu corpo pesava menos que a de um humano provavelmente. Suas asas foram feitas de pele estirada entre um dedo comprido enorme, e seu tornozelo. Correntes de ar ascendentes foram usadas para que o Anhanguera pudesse voar (planar) por centenas de quilômetros sem agitar suas asas. Isto explicaria a grande distribuição mundial de seus restos fósseis. Foram achados os primeiros fósseis de Ornithocheirus na Formação de Wealden em Sussex, Inglaterra em 1827. Eles não foram descritos formalmente como Ornithocheirus até as 1869. Apesar do fato que foram descobertos restos só parciais, 36 espécie foram identificadas do soerguimento de mais de 1000 ossos. Muitos desses achados fósseis foram encontrados no Brasil.


Dados do Anhanguera

Nome Científico: Ornithocheirus

Época: Cretáceo
Local onde Viveu: Brasil e Europa

Peso: aproximadamente 100 quilos

Tamanho: 13 metros de envergadura

Alimentação: Peixes







Hora:20:27 Dia:29/07/09 by:felipe


Tudo sobre Angaturama



Olá pessoal,vamos postar sobre Angaturama.

Angaturama

Angaturama limai foi um Spinosauridae que viveu a 110 milhões de anos na Chapada do Araripe, Ceará. Era um dinossauro grande, podendo chegar a uns oito metros de comprimento e a pesar cerca de 1 tonelada. Provavelmente se alimentava de peixes, como o Barionix. Como característica da família, possuía uma cabeça longa com um focinho alongado e estreito. Um outro detalhe interessante do angaturama era ter as narinas em frente aos olhos, assim como as aves atuais. Também possuía uma crista na frente do crânio. Seus fósseis escassos impossibilitam uma medição exata de seu tamanho e peso.

É notável que uma outra espécie, o Irritator, é, hoje em dia, considerado da mesma espécie do Angaturama.

Dados do Angaturama

Nome Científico: Angaturama limai

Época: Cretáceo

Local onde viveu: Brasil

Peso: Cerca de 1 tonelada

Tamanho: 8 metros de comprimento

Alimentação: Carnívora




Hora:20:21 Dia:29/07/09 by:felipe

Tudo sobre Anchissauros


Olá pessoal,vamos postar sobre Anchissauros.


Anchissauro


Seu nome significa "quase um lagarto". Um dos primeiros dinossauros a surgir, o Anchissauro viveu no início do Período Jurássico, na América do Norte e na África. O Anchissauro andava nas quatro patas, mas passava o maior tempo apoiado nas patas traseiras comendo folhas de árvores e arbustos, possuía enormes garras nas patas dianteiras que eram usadas para se proteger de predadores que em sua época já estavam se tornando maiores e mais agressivos e o único jeito de superá-los era crescer cada vez mais, pois o Anchissauro é o ancestral dos enormes saurópodes que vieram a surgir milhões de anos depois.



Dados do Dinossauro

Nome Científico: Anchisaurus sp

Época: Início do Jurássico

Local onde viveu: América do Norte e África

Peso: Cerca de 40 quilos
Tamanho: 2 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora
Hora:17:37 Dia:29/07/09 by:felipe

Tudo sobre Anchicerátops


Olá pessoal,vamos postar sobre Anchicerátops.


Achicerátops


Paleontólogo americano Barnum Brown Anchiceratops nomeado em 1914, como ele acreditava Anchiceratops foi uma forma transitória intimamente relacionado com ambos e Monoclonius Triceratops e intermediário entre elas. Existe uma espécie válida conhecida hoje (A. ornatus), cujo nome refere-se à margem da sua ornado babado. A segunda espécie foi nomeado A. Longirostris por Charles M. Sternberg, em 1929, mas esta espécie é amplamente considerada um sinônimo junior de A. ornatus hoje. Os primeiros vestígios de Anchiceratops foram descobertos ao longo da Red Deer River na província canadense de Alberta, em 1912 por uma expedição chefiada por Barnum Brown. [1] O holótipo é a metade de uma volta do crânio, incluindo o longo rufar, [1] e vários outros crânios foram encontrados parcial ao mesmo tempo, que agora estão guardados no Museu Americano de História Natural em Nova York. Um crânio completo foi descoberto por C.M. Sternberg, em 1924, e descritos como A. longirostris [1] cinco anos depois. Outra amostra, coletada por Sternberg em 1925, carece de crânio, mas é outro o mais completo esqueleto conhecido de qualquer ceratopsid, preservando uma completa coluna vertebral, até à última vértebra cauda. Sternberg do material já está alojado no Canadian Museum of Nature em Ottawa. Outro material foi encontrado, uma vez que, incluindo um ou dois bonebed depósitos em Alberta, mas muito pouco Anchiceratops material tem sido descrito (Dodson, 1996). Anchiceratops ornatus.Anchiceratops frills são muito distintas. Rectangular de forma, o babado é reconhecido por grandes epoccipitals (saliências ósseas triangular), e tem menor fenestrae (janela-como aberturas) do que aqueles observados em outros chasmosaurines como Pentaceratops e Torosaurus [1]. Outra característica é o par de saliências ósseas situadas de ambos os lados da linha média, no final do babado. A maioria Anchiceratops fósseis foram descobertos no Horseshoe Canyon Formation of Alberta, que pertence à primeira parte do maastrichtiano fase do Período Cretáceo Superior (74-70 milhões de anos atrás). Preguear fragmentos encontrados no início dos anos maastrichtiano Almond Formação de Wyoming nos Estados Unidos lembram Anchiceratops (Farke, 2004). No entanto, os pedaços de um babado foram encontrados a partir de duas localidades no mais velhos Dinosaur Park Formation (tarde Campânia, 78-74 milhões de anos atrás), com a característica padrão dos pontos observados em Anchiceratops frills. Isso pode representar um registro de A. ornatus cedo ou eventualmente uma segunda, espécies afins (Langston, 1959).




Hora:17:29 Dia:29/07/09 by:felipe

Tudo sobre Anotitan



Olá pessoal,vamos postar sobre Anatotitan.


Anatotitan


O Anatotitan foi um dinossauro do grupo conhecido como dinossauros-bico-de-pato ou hadrossauros. Tinha patas traseiras poderosas e com elas podia aplicar coices, suas patas dianteiras eram mais frágeis e delicadas. Pastava de quatro, mais poderia andar somente em suas patas traseiras, o que faria se fosse necessário correr. Na frente da mandíbula do Anatotitan formou-se um bico largo e longo. Atrás desse bico, haviam baterias de dentes e bochecha fortes. Tinha uma mastigação potente e uma boca com centenas de dentes. Foram achados esqueletos parciais de Anatotitan em riachos de Montana e Dakota do Sul, os paleontólogos sugeriram que o Anatotitan poderia um enorme Edmontossauro, por que foram achados vários fósseis de Edmontossauros próximos aos achados de Anatotitan porém os esqueletos de Edmontossauros eram todos 1 metro menor e pesavam uma tonelada a menos.


Dados do Anatotitan


Nome Científico: Anatotitan copei

Local em que viveu: América do Norte

Época: Cretáceo entre 67 a 65 milhões de anos atrás

Peso: Cerca de 5 toneladas

Tamanho: 13 metros de comprimento

Alimentação: Herbívora




Hora:17:21 Dia:29/07/09 by:felipe

Tudo sobre Anatossauro



Olá pessoal,vamos postar sobre Anatossauro.



Anatossauro


Dois mil dentes guarneciam sua boca, mas acomodados numa formação tão compacta que não poderiam servir para morder. Com eles, o Anatossauro arrancava tufos de vegetação, ou sementes, frutas e ramos, que moia em lerda mastigação. Quando arrancava plantas da lama trazia junto alguns moluscos e outros moluscos, que lhe reforçavam a dieta. Ou pequenas pedras que lhe quebravam os dentes frágeis, mas regeneráveis.Fora da água, onde achava maior segurança, andava sobre as patas traseiras, equilibrando o corpo de uns 10 metros com o peso compensador da cauda grossa.O Anatossauro, com focinho em forma de bico de pato, podia locomover-se sobre duas e quatro patas.

Dados do Anatossauro


Nome Científico: Anatosaurus sp

Tamanho: Cerca de 10 metros de comprimento

Alimentação: Herbívora, mas possivelmente ingeria alguns moluscos e outros pequenos animais que vinham com o alimento





Hora:17:16 Dia:29/07/09 by:felipe

Tudo sobre Amphicoelias



Olá pessoal,vamos postar sobre Amphicoelias.


Amphicoelias



O Amphicoelias cujo nome significa " Dupla cavidade " viveu durante o período Jurássico há aproximadamente 145 milhões de anos atrás no Colorado, Estados Unidos, é sem dúvida um dos maiores animais que já viveram no planeta, sendo menor apenas que Argentinossauro, especuladores norte-americanos com mania de grandeza, dizem que esse animal é maior que o Argentinossauro, porém pela quantidade de fósseis encontrados desse animal não é possível afirmar tal teoria. Este enorme dinossauro saurópode era da família dos diplodócios, quando adultos não tinham predadores naturais, deveriam andar em enormes manadas, migrando de região em região assim que esgotavam as reservas alimentícias do local.


Dados do Amphicoelias



Nome Científico: Amphicoelias fragillimus, Amphicoelias altus

Época: Jurássico

Local onde viveu: América do Norte

Peso: Cerca de 95 toneladas

Tamanho: 45 metros de comprimento e 20 metros de altura

Alimentação: Herbívora







Hora:17:09 Dia:29/07/09 by:felipe

Tudo sobre Amazonassauro



Olá pessoal,vamos postar sobre Amazonassauro.





Amazonassauro





O Amazonssauro cujo nome lembra a região onde foi encontrado, a Região Amazônica, viveu há aproximadamente 110milhões de anos atrás, no início do período Cretáceo, na região norte do Brasil. Cerca de 100 fragmentos ósseos foram encontrados às margens do rio Itapecuru, no município de Itapecuru Mirim, no Maranhão. O Amazonssauro pertence a superfamília dos saurópodes chamada Diplodocoidea, media pouco mais de 10 metros de comprimento e 5 metros de altura, chegando a pesar quase 20 toneladas.Em sua época a região era composta por extensas planícies freqüentemente alagadas, fato este verificado por outros fósseis encontrados junto ao Amazonssauros, que incluem até grandes dentes de carnívoros. A descoberta foi realizada por pesquisadores da UFRJ, Ismar de Souza Carvalho e Leonardo dos Santos Ávilla, que juntamente com outros pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão continurão realizando pesquisas na área.Os Amazonssauros deveriam viver em pequenos grupos famíliares, compostos de adultos que adavam nas bordas da manada, deixando os menores ao centro para proteção. Seus enormes pescoços os ajudavam na alimentação, pois poderiam permacer parados, apenas movimentando o pescoço conseguindo assim cobrir uma grande área de pastagem, poderiam alcançar facilmente galhos altos de árvores, porém os Diplodóceos possuíam pescoços mais adaptados para comer vegetações rasteiras do que as de topo das árvores.





Dados do Amzonassauro





Nome Científico: Amazonsaurus maranhensis.


Época: Cretáceo.


Local onde viveu: América do Sul.


Peso: Cerca de 10 toneladas.


Tamanho: 13 metros de comprimento e 5 metros de altura.


Alimentação: Herbívora.














Hora:17:03 Dia:29/07/09 by:felipe

Tudo sobre Amargassaurus



Olá pessoal,vamos postar sobre Amargassaurus.



Amargassaurus


O Amargassauro cujo nome significava " Lagarto de La Amarga " era um saurópode que viveu a aproximadamente 110 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na Argentina, possuía uma característica marcante, suas vértebras possuíam prolongamentos, como uma vela que cobria toda as suas costas e serviriam possivelmente para se protegerem de predadores. Foi encontrado pelo Paleontólogo José Bonaparte do Museu de Ciências Naturais de Buenos Aires, numa formação geológica chamada La Amarga, que deu nome ao achado Amargassauro, na Patagônia atual Argentina. Suas vértebras dorsais podiam atingir mais de 80 centímetros de comprimento.


Dados do Amargassaurus



Época: Cretáceo

Local em que viveu: América do Sul

Tamanho: 2,5 metros de altura e 8 metros de comprimento

Peso: Cerca de 11 toneladas

Alimentação: Herbívora








Hora:16:53 Dia:29/07/09 by:felipe

Tudo sobre Alioramus



Olá pessoal,vamos postar sobre Alioramus.


Alioramus




Encontrado na Mongólia no ano de 1976, o Alioramo foi um predador de porte médio que chegava a 6 metros de comprimento. Por não ser muito pesado, o Alioramo era um dinossauro veloz, que perseguiria suas presas dando-lhes mordidas e cabeçadas. Além da Mongólia ele encontrado também na China e na Rússia. Na imagem acima um Alioramo está perseguindo um Protoceratops, que se for alcançado não terá a menor chance no combate corpo a corpo.


Dados do Alioramus

Nome Científico: Alioramus remotus

Época: Fim do Cretáceo, de 71 à 65 milhões de anos atrás

Local em que viveu: Ásia Peso: Cerca de 1 tonelada

Tamanho: até 6 m de comprimento e 3 a 4 m de altura

Alimentação: Carnívora



Hora:12:06 Dia:29/07/09 by:felipe

terça-feira, 28 de julho de 2009

Tudo sobre Algoassaurus


Olá pessoal,vamos postar sobre Algoassaurus.


Algoassaurus


Algoasaurus era um pequeno pescosudo africano membro da família de sauropod. Descoberto em uma pedreira em 1903, os trabalhadores não perceberam a importância do achado e eles destruíram os fósseis e usaram a maioria deles para fazer tijolos! Os ossos que foram economizados mostraram que este dinossauro poderia ser relacionado a Apatosaurus ou talvez o enorme Argentinosaurus. Algoasaurus nunca foi descrito oficialmente. Sua localização na África do Sul sugere que possa ser relacionado ao titanosaurs, mas semelhanças de ossos parecem colocar isto mais íntimo para o diplodocids.



Hora:22:01 Dia:28/07/09 by:felipe

Tudo sobre alasmossauros




Olá pessoal,vamos postar sobre Alasmossauros.




Alasmossauro




O Alamossauro, viveu durante o final do período Cretáceo há cerca de 66 milhões de anos atrás, caracterizava-se por um corpo maciço, pescoço longo, cabeça pequena, pés amplos e a cauda muito comprida. Foi encontrado na América do Norte em Montana, Novo México, Texas e Utah.Assemelhava-se muito com o Apatossauro. Podia erguer-se sobre as patas traseiras devido a estas serem maiores e quando ele o fazia, sua cauda móvel lhe servia de apoio. Sua cauda era quase metade do comprimento ligeiramente mais afinada, parecida com um chicote. Devia usá-la para bater nos famintos carnívoros que rondavam os mais fracos do bando, ou seja, os filhotes e os mais velhos. Já o longo pescoço era usado como uma espécie de "observatório", ajudando-o a detectar, a tempo, aproximação dos inimigos, bem como para alcançar as plantas mais altas das árvores.








Hora:21:55 Dia:28/07/09 by:felipe

Tudo sobre Agilissaurus


Olá pessoal,vamos postar sobre agilissaurus.


Agilissaurus


Agilissauro foi descoberto quando os trabalhadores de uma construção descobriram isto enquanto eles estavam cavando um porão para um museu de dinossauros chinêses! Um erbivoro pequeno,ágil, Agilissauro era muito ligeiramente construído. Suas pernas longas poderiam levalo muito depressa pelas florestas jurássicas da China e poderiam dar isto a habilidade para escapar de todos os tipos de predador.






Hora:21:50 Dia:28/07/09 by:felipe

Tudo sobre Afroventador


Olá pessoal,vamos postar sobre afroventador.


Afroventador


O Afrovenator cujo nome significa " Caçador Africano" foi descoberto num cemitério de dinossauros no Níger há aproximadamente 130 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo, sendo o esqueleto mais completo de um terópode desse período achado na África. Antes da descoberta do Afrovenator, muitos cientistas pensavam que há 130 milhões de anos atrás o super-continente Pangea já tinha se dividido em duas massas de terra distintas, uma ao norte e uma ao sul, mas a íntima relação do Afrovenator com o Alossauro natural da América do Norte, os fez mudar de idéia. Isso implica que a conexão entre os continentes pode ter durado muitos milhões de anos mais do que previamente acreditaram. Na imagem acima um Afrovenator, persegue uma manada de aegyptossauros na esperança de pegar um jovem desgarrado, pois os adultos eram grandes demais para os Afrovenators.





Hora:21:48 Dia:28/07/09 by:felipe

Tudo sobre Aeolosaurus


Olá pessoal,vamos postar sobre aeolossaurus.


Aelossaurus


O Aeolossauro cujo nome tem origem no grego, significando "lagarto do vento" e rionegrinus que faz referência a provincia de Rio Negro onde o primeiro exemplar foi encontrado. Viveu há aproximadamente 75 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na América do Sul, em Casa de Piedra, Salitral Moreno e Alamitos na provincia de Rio Negro, em San Patricio del Chañar em Neuquén na Argentina e em Monte Alto e Uberaba no Brasil. Onde Habitava planícies costeiras de mares pouco profundos, se alimentando de vegetações de baixa e média altitude. Seus fósseis foram encontrados nas formações Agostura Colorada, Los Alamitos, Allen e Grupo Bauru, e estão guardados nos Museus Jorge Gerold, Ingeniero Jacobacci, Cipolletti, Rio Negro, Museu de Paleontologia de Monte Alto, Centro de Pesquisas Paleontológicas de Peirópolis e Centro Paleontológico Lago Barreales na Universidade Nacional de Comahue.






Hora:21:43 Dia:28/07/09 by:felipe

Tudo sobre Aegyptossaurus


Olá pessoal,vamos postar sobre Aegyptossaurus.


Aegyptossaurus


Aegyptossauro é um Norte Americano, erbivoro pescoçudo que viveu ao longo das orlas de um mar antigo em o que é agora o Deserto de Saara. Este dinossauro grande é de fato um parente menor do Argentinossauro gigantesco da América do Sul. Durante o tempo que viveu Aegyptossauro, ainda foram conectadas a África e América do Sul e pode ter movido a esta localização Norte africana em cima de muitos milhares de anos, envolvendo em uma versão menor dos parentes Sul americanos. Aegyptossauro ainda é outro espécime espetacular temporariamente perdido durante WWII. Descoberto na mesma localização como Spinossauro, pode ter estado perdido no mesmo bombardeio da Alemanha que pode ter destruído evidência de outros espécimes.


Dados do Aegyptossaurus


Nome Científico: Aegyptosaurus baharijensis

Época: Cretáceo, entre 98 à 93 milhões de anos atrás

Local em que viveu: Egito na África e Ásia

Peso: até 30 toneladas Tamanho: até 15 m de comprimento e 6 m de altura

Alimentação: Herbívora
Hora:21:37 Dia:28/07/09 by:felipe