terça-feira, 28 de julho de 2009

Tudo sobre tricerátops











Olá pessoal,vamos postar sobre tricerátops.



Tricerátops

O Triceratops era um dinossauro que viveu cerca 66 milhões de anos atrás no período Cretáceo na América do Norte (EUA e Canadá), semelhante a um rinoceronte, mas com o tamanho de um elefante, o tricerátops era um dinossauro herbívoro. Possuíam cabeça grande e forte, dentes bem afiados para defesa contra os predadores, bico curvado que arrancava as plantas duras. Um crânio prolongado que servia como proteção contra ataques de predadores e combates entre machos e três chifres, dois grandes acima dos olhos e um menor na ponta do nariz. Eles viviam em bando e os machos lutavam entre si para atrair as fêmeas e escolher quem seria o líder do grupo. Porém, ao sofrerem ataques de algum predador, eles se ajudavam mutuamente.


O Triceratops era grande e muito forte. Além do chifre pequeno e grosso no nariz, tinha também um sobre cada olho, estes chegando a medir 1 m. Provavelmente utilizava os chifres compridos como arma. Quadrúpede, o Triceratops possuía pernas grandes e largas como pilares. As da frente eram especialmenete fortes porque precisavam sustentar sua ampla e pesada cabeça.


Couraça protetora


A enorme couraça óssea que o Triceratops possuía em volta do pescoço protegia seus ombros, permitindo-lhe resistir aos violentos golpes de outros dinossauros. Embora não se saiba ao certo de que cor eram esses animais, alguns cientistas acham que a couraça do Triceratops era vivamente colorida. Sendo tão bem "armado", ele nào necessitava ser verde ou marron para camuflar-se. Mas a couraça colorida servia para atrair as fêmeas.


Cabeça com chifre


Em sua sólida cabeça, o Triceratops possuía três chifres: um sobre cada olho e o terceiro sobre o nariz. Os chifres serviam de defesa contra caçadores, como o Tyrannosaurus rex. Também era útil para lutar com machos rivais, na disputa pelas fêmeas antes do acasalamento.


Um terrível inimigo


Mesmo dinossauros grandes como o Tyrannosaurus rex teriam pensado duas vezes antes de atacar o Triceratops, porque ele podia machucar seriamente os adversários com seus chifres afiados . Além disso, o Triceratops era bem protegido contra as investidas inimigas. Sua couraça óssea era um ótima defesa contra dentes e garras afiados e sua pele grossa apresentava duros calombos espalhados pelas costas. O Triceratops podia correr para atacar o inimigo a uma velocidade de até 35 km/h. A investida desse dinossauros parecido com rinoceronte era assustadora o bastante para afugentar muitos inimigos predadores.

BATALHA FEROZ

Os machos provavelmente travavam lutar para escolher o líder do bando e atrair as fêmeas. Mas não usavam os chifres para ferir. Ao invés disso os adversários atacavam um ao outro com a cabeça trançando os chifres numa luta feroz. A couraça óssea no pescoço deixava o
Triceratops protegido contar as cabeçadas do rival. Cientistas já acharam couraças danificadas, revelando que aquelas batalhas entre os machos podiam ser violentas a ponto de causar ferimentos.
Hora:12:15 Dia:28/07/09 by:felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário